Confira como é ser um Mangaká

vida de mangaka

A um bom tempo venho querendo trazer um Post sobre a vida de um Mangaká, muitas pessoas tem o sonho de ter tal profissão mas não sabem como é a vida de um profissional do Ramo, então resolvi dar uma garimpada na internet e acabei achando uns posts bem legais fiz um misturadão e abaixo segue o meu resumo sobre esse assunto, os dados pode estar um pouco desatualizados mas creio que da de ter uma base sobre como é ser um Mangaká.

No Japão, estima-se que há mais de 6 mil mangakás (desenhistas de mangás), quase todos em Tóquio. Cada um tem um cronograma de trabalho bastante puxado. Para dar conta do ritmo de publicação semanal, os artistas trabalham mais de 15 horas por dia, sete dias por semana, com tempo apenas para dormir e comer(não é mole não amigo).

O Mangaká Sozinho

Em geral, o mangaká só faz sozinho o One Shot, espécie de “episódio piloto” para medir o sucesso do mangá. Se agradar, a história começa a ser publicada toda semana e o criador passa a contar com assistentes para ajudar. Tornar-se um assistente de mangaká é uma das principais formas para começar no ramo, assim surgindo mais oportunidades e podendo aprender muito com um mangaká que já vive esta vida conturbada.

A Fama Não é Sinal de Moleza!

No mercado japonês, mesmo quem já tem fama e grana não larga o osso (ou melhor, o nanquim). Nobuhiro Watsuki, por exemplo, de Samurai X, ainda labuta 16 horas, todo dia. Já Oda, que foi assistente de Watsuki e hoje é celebrado por One Piece, declarou que dorme só três horas por dia

Adeus Vida Social:

Há algum tempo a revista Animax divulgou uma tabela aonde mostrava a rotina de um Mangaká, na verdade foi especificamente a rotina de um Mangká Hiroshi Shiibashi, o autor de Nurarihyon no Mago, que não deve ter um dia a dia muito diferente dos outros profissionais do ramo, talvez varie um pouco mas usaremos ele como base.

Aqui Temos a tabela abaixo:

tabela

Roteiro e Rascunhos:

Antes que comece de fato a desenhar como os traços perfeitos como vemos, o autor faz o que é chamado de “Name” (Nemu na pronúncia deles), que é nada mais que um  rascunho contendo as falas e desenhos bem primitivos(rascunhos), com direito a personagens desenhados como pauzinhos, só para ter o guia de o que deverá desenhar quando for a sério, como se fosse apenas para botar no papel as idéias.

Reunião com o Editor:

Todo Mangaká tem um editor, que é o profissional que irá receber as páginas finalizadas toda semana/mês e as levar até o escritório da revista para escanear e etc…  Ele tem a responsabilidade de guiar o Mangaká para fazê-lo ter uma obra duradoura e de sucesso, dando-lhe conselhos e se reunindo com o autor várias vezes por semana para ler o Name e aprovar ou não, discutir ideias etc…

Assistentes Ajudando:

Os Mangakás mais famosos possuem prazos extremamente rígidos e apertados para entregar o seu trabalho, além também de não terem que ser especialistas em tudo e por isso muitos deles têm de um a quatro assistentes ajudando-os e dando suporte ao seu trabalho, podendo ser os de fazer os cenários (talvez aquele cenário humilhantemente lindo do seu mangá favorito tenha sido feito por um assistente e não o autor hehehe) pintar, ajustas os tons, desenhar coisas específicas, como os veículos de guerra presentes em um anime ou até fazer os figurantes do cenário… Mas claro, eles nunca interferem na história e só servem para os detalhes, infelizmente não sendo muito reconhecidos por seus trabalhos(mas deveriam ser).

Prazo de Entrega:

O tempo varia dependendo muito do quão completo é o cenário e as cenas que o Mangaká desenha, pois um anime cotidiano com poucos toques de sombreado e detalhes sem nem mesmo cenário de fundo é algo obviamente muito mais fácil do que um Mangaká de luta tendo cenários e tons* bem feitos.
Tons seriam a pintura que irá proporcionar a sensação de profundidade e preenchimento da cena, mesmo sendo em preto e branco, se você não pintar nada vai parecer linhas grudadas no papel e não um ambiente certinho.
Mangakás profissionais que fazem um bom trabalho e não têm ajudante algum conseguem fazer em média duas páginas por dia, claro, o que inclui a decisão da história e cenas antes de propriamente desenhar e pintar.
Mangás lançados semanalmente têm de 18 a 20 páginas por capítulo(alguns mais outros menos), e pelo que me lembro (não tenho certeza), é necessário entregar tudo pronto dois dias antes do dia de lançamento da revista. Ou seja, se você começar na quarta-feira e tiver que entregar tudo finalizado na segunda, gastará em calculo básico de que consegue fazer duas páginas por dia, exatamente dez dias. Mas calma ainda você tem seis dias para finalizar.
Se seu mangá for mensal, seu prazo será bem mais tranquilo, pois geralmente são lançadas de 30 a 60 páginas. Sendo que para 30 você pode finalizar em quinze dias se pegar firme, e os 60 você consegue acabar em cima do prazo se não lerdar… Mas felizmente 60 páginas mensais é algo muito raro e o normal são 40.

Parte Boa – Dinheiro:

Para você que pensa que conseguir que seu mangá seja publicado já é sinal automático de ficar rico, está muito enganado mas muito mesmo, pois além de toda semana correr o risco de levar um pé na bunda e ser demitido e acabar frustrado, também precisa ralar muito para chegar ao nível de dinheiro de Eiichiro Oda(One Piece), por exemplo, que recebe cerca de 14 milhões anualmente(dados talvez ultrapassados).

Se você pesquisar sobre quanto ganha um Mangaká, irá achar apenas informações sobre os mais aclamados e ricos aqueles que foram bem sucedidos, mas ai vem a questão quanto ganha um Mangaká ainda desconhecido e até mediano a termos de Shounen Jump? ou seja, a revista que mais paga bem.
Novatos:
Se você for um novato, vai conseguir 9.000 Ienes a cada página de sua obra que for impressa na revista (acho que não conta frente e verso ou conte não sei opsdkopsdk), o que equivale a R$ 199,17 e quando convertido para um mangá de 20 páginas, que na verdade são 10, pois frente e verso não conta, significa R$ 1199,7.

AHHH mas mil e cem reais é muita coisa!!  já olhou qual seria o custo de vida no Japão amigo? Segundo os dados que consegui coletar, o custo de vida mensal (só com gastos básicos, o que exclui totalmente carne do cardápio, que lá custa R$ 300 o quilo) no Japão é de R$ 1.108,5(talvez seja mais) No Japão verduras, carnes etc é muito mais muito mais caro que aqui no Brasil, tecnologia lá é muito mais barata, mas voc~e vai viver de tecnologia??

Ao publicar a mesma quantidade de páginas na revista durante um mês, você receberá R$ 4.796. Mas aí que entram seus assistentes, que são pagos do dinheiro do Mangaká e que recebem cada um R$ 200 por dia, ou seja, seguindo a tabela mais acima, os quatro dias que os assistentes aparecem para trabalhar fazem o Mangaká ter que gastar R$ 3.200 por mês com cada um(lembrando que isso sai do bolso dele mesmo)

Veteranos(experiente e bem sucedidos)

Os Mangakás sendo serializados a mais tempo, porém ainda não a nível de Oda e Kishimoto recebem uma bagatela de mais ou menos R$ 266,04 por página, o que seriam R$ 10.664 por mês, dando mais espaço para contratar assistentes e pagar o aluguel do estúdio de desenho (se não tiver espaço para fazer em casa), cujo custa R$ 2.217,00 por mês.

Lembre-se também que litros e litros de tinta são gastos, assim como montes de papel e recursos para produzir a obra e  que tudo isso custa dinheiro, fazendo o Mangaká no fim das contas ficar com uns poucos 200 reais de sobra.

Férias:

A rotina pesada faz com que o mangaká não tenha quase nenhum tempo livre. O único descanso é durante a Golden Week, uma semana entre abril e maio em que são agrupados quatro feriados. Eiichiro Oda (One Piece) não tratou uma amigdalite para trabalhar e acabou obrigado a ficar de molho por duas semanas.

Porque Eiichiro Oda Ganha tanto então ?

Se você estiver atento o suficiente provavelmente se perguntou por que cada página publicada pelo Oda vale tanto($), mas o motivo real é que o dinheiro dele vem dos produtos do One Piece que são vendidos (bonecos, roupas, cadernos e etc). Embora 14 milhões ainda seja muita coisa, saiba que o que um Mangaká recebe pelo lucro destes produtos e da venda de DVDs é apenas de 4% a 10% do dinheiro que na verdade é gerado… Ou seja, se os produtos gerarem 1 milhão por ano, você vai receber apenas R$ 40.000.
Puff! E o dinheiro sumiu!
E assim seus R$ 4798,8 mensais do começo da carreira têm uma redução de R$ 1199,7 pelo custo de vida e ainda menos R$ 3.200 a cada assistente que tiver, lhe restando apenas R$ 399,8 para se divertir… Mas, ah é… Você não tem tempo para se divertir, então vá desenhar!

Risco de Cancelamento

Se seu mangá ficar em posições muito baixas por mais que duas semanas, ele pode simplesmente ser cancelado sem dó, não importando se você já até ganhou um anime. Por isso conseguir que seu trabalho seja aceito para ser serializado não é sinal de vitória, pois toda semana você entra na linha de tiro de novo e de novo.

Um exemplo de um mangá bem famoso que já tinha até anime e que ambos foram cancelados foi Katekyo Hitman Reborn, da revista Shounen Jump, a mais rígida neste quesito.

Amor ao que Faz:

Bom acho que esse é um dos maiores fatores que se deve levar em consideração ao pensar em ser um Mangaká, pois para produzir e dar vida a um universo e uma história você terá que abdicar muito de sua vida pessoal, social e amorosa, digo que o quesito dinheiro não vale tanto apena assim, pois se pode ganhar muito dinheiro de várias formas, se você não tiver amor a sua obra e gostar realmente do que faz essa será uma vida muito ruim e conturbada podendo levar muitos a depressão, muitos mangakás passam por problemas de saúde por sua rotina corriqueira e perturbada, noites de sonos perdidas etc, bom por isso digo que quando lemos um mangá ou uma obra devemos parar um pouco de criticar tanto e aprender a valorizar esse trabalho que é um trabalho muito cansativo, em compensação se você conseguir emplacar uma obra de sucesso exemplo DRAGON BALL, ONE PIECE, NARUTO entre outras obras você estará sendo imortalizado juntamente com sua querida obra <3.

Bom Pessoal é isso espero que tenham curtido se vocês tem alguma informação a mais para complementar o post é só deixar ai nos comentários que eu estarei atualizando, um grande abraço e até a próxima.

masashi kishimoto eiichiro oda Akira-Toriyamatakehiko

Fontes: Animestebane, Wikipédia, Mundo Estranho

Veja também Como desenhar mangá

Leave a Reply